Principais funções de um Secador de ar comprimido

Muitos segmentos industriais dependem diretamente do secador de ar comprimido para desenvolver suas atividades. Seja em linhas de produção ou na construção civil, garantir a qualidade do ar é fundamental. Para isso, é preciso utilizar um compressor de ar que seja capaz de atender aos melhores padrões de qualidade exigidos, além de prover uma boa eficiência e desempenho.
Explicaremos como os secadores de ar funcionam e quais são seus principais usos. Continue a leitura na Central de Conhecimento Air Rent para entender mais.
1. Remoção de umidade
A água em contato com tubulações e ferramentas pneumáticas pode gerar corrosão e oxidação, deteriorando os componentes e reduzindo a vida útil do sistema. O secador elimina esse fator, protegendo todo o sistema pneumático. O maior problema em relação à umidade é a durante o início das atividades do compressor, pois quando o equipamento é iniciado pode haver um acúmulo de água na tubulação.
Ele também pode afetar o desempenho geral dos equipamentos, além da qualidade do produto final, ao aumentar o esforço das peças que deveriam trabalhar completamente a seco, sem a interferência de elementos desnecessários. Em épocas de chuva, esse equipamento passa a ser uma necessidade pois a umidade no ar é maior ainda.
2. Filtragem de impurezas
O uso de um secador de ar eficiente também faz com que impurezas do ar — como poeira, fuligem e outros tipos de partículas — não permaneçam alocadas nas tubulações dos equipamentos e não contaminem ferramentas e produtos finais. De maneira geral, essa filtragem ajuda a manter a carga de trabalho do equipamento conforme especificada pelo fabricante, evitando gastos energéticos desnecessários.
Em setores como a indústria alimentícia ou de alta precisão, impurezas no ar podem comprometer lotes inteiros da produção. Portanto, garantir uma filtragem de qualidade consegue evitar perdas de materiais e gerar economia a longo prazo.
3. Ajustes de temperatura
Uma filtragem de ar adequada permite que a temperatura do ambiente de produção esteja mais alinhada às necessidades da indústria. Dessa forma, é possível evitar o ponto de orvalho, no qual a água se condensa no ar, gerando umidade que pode levar à corrosão das máquinas, materiais e produtos finais.
O controle de temperatura feito por meio de um compressor de ar também visa garantir a vida útil dos equipamentos. Na prática, isso se converte em mais produtividade e menor tempo de parada.
Todas essas vantagens só podem ser aproveitadas se você fizer a escolha certa do tipo de compressor para a sua empresa. Dimensões, capacidade e as aplicações para quais o compressor será utilizado são fatores determinantes para evitar problemas a longo prazo com equipamentos ineficientes.
Portanto, antes de optar pelo aluguel de compressores de ar, analise:
- as necessidades de secagem: quantidade de água a ser removida e ponto de orvalho desejado;
- vazão de ar: volume de ar comprimido que precisa ser seco;
- tipo de aplicação: indústria e tipo de equipamento que utilizará o ar comprimido;
- investimento: custo do secador e dos custos operacionais.
Como você viu, a escolha de um compressor de ar é uma decisão operacional com impactos até mesmo na saúde financeira do negócio. Portanto, não deixe de contar com uma empresa de confiança para fornecer o que há de melhor para o contexto do seu negócio.
Se você está pensando em optar pelo aluguel de compressores de ar, entre em contato com nossos especialistas e conheça as nossas soluções!